top of page

blog

Release "Mulher Brasileira"



A cantora, pianista e compositora Eliane Salek produziu e lança o seu quinto álbum “Mulher Brasileira”, uma compilação dos singles lançados entre 2019 e 2023, com o Eliane Salek Trio (Rômulo Gomes - baixo e Fabiano Salek - bateria).


No repertório releituras muito pessoais de clássicos da bossa nova e do samba como: “A Rã” (João Donato/Caetano Veloso); Jardin d’Hiver (Keren Ann Zeidel/ Benjamin Biolay) - que ganhou uma roupagem misto de bossa e molho afro-cubano; Feitio de Oração (Noel Rosa/Vadico) - com um toque clássico de seu piano; e a novidade do álbum é a faixa “Falsa Baiana”, com uma releitura elegante e suingada, valorizando a improvisação instrumental e vocal; e composições autorais como “Barco a Vela”, “Melhor Que o Vinho”e "Pássaro Liberto”.


Gravado, mixado e masterizado no estúdio Umuarama

Engenheiro de som: Ricardo Calafate

Rio de Janeiro - RJ

2023

Sobre as faixas:


A Rã

A bossa-nova de João Donato e Caetano Veloso ganhou roupagem que dialoga com o jazz, através dos scat-singing da cantora e improvisos e conta com videoclipe oficial produzido por Pedro Milman, inserido na série Talentos , do programa Um Café Lá em Casa do guitarrista Nelson Faria.

Falsa Baiana

Um belo samba de Geraldo Pereira e Paulinho Motoca, com um arranjo que se utiliza do canto junto ao piano (scats jazzísticos) dando espaço à improvisação de todos os músicos, ao mesmo tempo que mantém a estrutura harmônica básica da música introduzindo suaves dissonâncias compatíveis com a bossa nova.


Barco a Vela

Composta pela cantora, pianista e compositora Eliane Salek, Barco a Vela é uma poesia visual musicada. Descreve a suavidade das cores do mar, do ritmo das ondas, a beleza do entorno das nuvens no céu azul, o calor do sol e os sentimentos que são revelados diante de tal paisagem. A música ganhou um arranjo contemporâneo, próximo ao pop/jazz.


Melhor que o Vinho

Com letra e música de Eliane Salek (voz, piano, flauta, arranjo), Melhor que o Vinho discorre sobre o amor em suas diversas facetas. Inspirada nos Cantares de Salomão, a letra faz um passeio pelos jardins do amor e seus frutos, delicadeza, sensibilidade, alegria, fartura; segue enaltecendo a beleza física, os sentidos, o cheiro, o paladar; chega ao coração que queima e o torna eterno.


Feitio de Oração

Este samba canção de Noel Rosa e Vadico encanta Eliane desde o tempo em que acompanhava ao piano ou na flauta grandes artistas como Toquinho, Sivuca, Paulinho da Viola entre outros. O arranjo criado respeita o clássico e ao mesmo tempo o moderniza com suas intervenções harmônicas e rítmicas.


Pássaro Liberto

Com letra da poetisa Alice Monteiro e música de Eliane Salek, Pássaro Liberto incorpora à beleza e singeleza da música, a força inerente de sua referência à liberdade em geral e ao consequente empoderamento da figura feminina aqui proeminente, tradicionalmente tida como parte frágil.


Jardin d’Hiver

A bossa-nova francesa famosa na voz de Henri Salvador ganhou contornos afro-cubanos no arranjo da pianista, dialogando com o jazz, através dos scat-singing e improvisos da cantora.




コメント


Destaques

Gravações e Clipe

agendados para a próxima semana.

Útimos Posts
Arquivo
Redes Sociais
  • Facebook Classic
  • Ícone de App do SoundCloud
  • Instagram App Icon
  • YouTube clássico
  • Twitter Classic
bottom of page